Carregando...

“ Minha querida cidade! ” destaca Roland Hasson

Postado em

 

Curitiba, 13 de Maio de 2018

Minha querida cidade!

Você talvez não me conheça; não nasci aqui; nasci no Cairo, no Egito. Pequenino, com um aninho, cheguei em Curitiba. Como dizer que não nasci aqui se em minha memória só existe você? Rua Comendador Araújo, de onde eu saía para o Instituto de Educação do Paraná, onde cursei o primário na assim chamada Escola de Aplicação Alba G. Plaisant.

As brincadeiras de caçador e a patinação na Praça Osório. Inesquecível. De lá para a João Gualberto para o nosso Colégio Estadual do Paraná, majestoso, com sua piscina olímpica e aquele gigantesco trampolim; a sua raia de corrida, também olímpica, o seu laboratório de ciências e a sua sala de belas artes… Como esquecer.

De lá para o Bardal e logo após para o Positivo e, sem delongas, para a nossa querida Universidade Federal do Paraná, na bela praça Santos Andrade. Aquele prédio, símbolo de nossa educada cidade, misturava em sua belíssima arquitetura as Faculdades de Medicina, Odontologia e Direito. Nessa altura eu já morava na rua Dr. Pedrosa, via de duas mãos que vinha da Avenida Batel, com o seu canteiro de árvores no meio e terminava na Praça Rui Barbosa, da Santa Casa. Toda a minha existência, e lá se vão sessenta e dois anos de vida, é você quem eu conheci melhor.

Passei tempos sim, em outras cidades: São Paulo, Paris, New York, mas nenhuma delas se compara a você. Quem começou a separar o lixo que não é lixo? Quem tem uma rua das Flores e um belo calçadão, também chamado pela nossa Associação Comercial de Shopping a céu aberto? A cidade foi crescendo, crescendo, mas sem nunca perder a sua característica de cidade pequena, acolhedora. Cada bairro é uma pequena Curitiba, cheia de praças, árvores e flores. Dizem que o curitibano é um povo fechado. Pois eu asseguro a todos que não é!

Quantos e quantos amigos fiz aqui. É necessário dar um sorriso e nada mais. Talvez por isso a alcunha de nossa cidade seja “Cidade Sorriso”. Hoje meus filhos e netos vivem aqui. Vale dizer, plantei raízes. Posso dizer sem medo de errar, que a nossa Curitiba é a cidade mais bem organizada e bonita do Brasil. Mais que isso, todos que aqui vivem, ainda que vindos de outras cidades, a adotam. E tanto quanto ser curitibano de nascimento é ser curitibano por adoção.

É amar essa cidade e tê-la como a nossa cidade, única, com as quatro estações do ano em um só dia. É sair com um pulôver na mão em dia de sol. É saber que pode chover a qualquer momento, por mais bonito que o dia esteja. É saber que não importa o lugar do Brasil que você vá, vão saber que você é de Curitiba, ainda que não reconheçamos jamais que temos qualquer sotaque. Além de tudo isso, tenho orgulho de dizer que a nossa Curitiba hoje é também conhecida como a “República de Curitiba”, posto que tornou-se a terra da anticorrupção. Mais um atributo honroso à nossa cidade. Assim é viver aqui: cada dia acontece algo novo.

Essa é a minha Curitiba!

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights